![]() |
MOMENTO SOLENE DA ENTREGA DO CERTIFICADO: Presidente Hélio Consolaro, Vivi Tuppy, Rujth Lima, Janete Novaes. Sentados: Pedro Neves, presidente do Alvorada; Moacir Purcino, presidente do RCA Araçatuba |
O Rotary Clube Araçatuba -Cruzeiro do Sul se prepara para o mês de fevereiro, quando haverá intensa atividades sobre a paz, inclusive uma caminhada organizada por todos os clubes. Mas os rotarianos sabem que paz não é um evento, ela precisa ser construída todos os dias de nosso cotidiano.
Estiveram presentes os presidentes de Rotary de Araçatuba: Sérgio Luís Rossi (Bandeirantes), Pedro Neves (Alvorada), Moacir Forcino (Araçatuba), o governador assistente Cláudio Trossini (representando também o Noroeste), Alvilmar de Castro, da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4470.
Assim, homenageou-se Vivi Tuppy, uma agente da construção da paz em Araçatuba e no mundo. Todos ficaram encantados com sua oratória. Muitos araçatubenses não conhecem o alcance do trabalho dela no Brasil.
Maria Elvira Ribeiro Tuppy (Vivi) - Pedagoga, pós-graduada em Psicologia Educacional, Palestrante, Bioterapeuta, Coordenadora dos Programas Educadores da Paz e Gestores da Paz, junto à Diretoria Estadual de Ensino e Ministério Público, Araçatuba/SP.
Corresponsável pela coordenação e realização do 1º Simpósio Brasileiro de Justiça Restaurativa (Abril/2005) Araçatuba/SP e palestrante no 2º e 3º Simpósio Brasileiro de Justiça Restaurativa em Recife (2006 e 2007), Blogueira desde abril/2010 com mais de 1310 postagens publicadas, referentes à Construção Formativa de Cultura de Paz e Convivência.
Ela recebeu um certificado do RCA Cruzeiro do Sul de reconhecimento de seu trabalho pelas mãos das diretoras de escola e sócias do clube, Janete Novaes e Ruth de Lima, com apoio do presidente Hélio Consolaro.
O recebimento foi na primeira reunião do ano do clube, 11/01/2016, Após a cerimônia de entrega, Vivi proferiu uma palestra sobre o trabalho de construção da paz.
Material usado para motivação: audição e projeção da música de John Lennon IMAGINE e a leitura do seguinte documento:
Preparar a paz, segundo a UNESCO (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas) significa:
• respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminar nem prejudicar;
• praticar a não-violência ativa, repelindo a violência em todas suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular ante os mais fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes;
• compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais, cultivando a generosidade, a fim de terminar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica;
• defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem à maledicência e ao rechaço ao próximo;
• promover um consumo responsável e um modelo de desenvolvimento que tenha em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta;
• contribuir com o desenvolvimento de minha comunidade, propiciando a plena participação das mulheres e o respeito dos princípios democráticos, para criar novas formas de solidariedade.