Zezinha - presidenta do clube 2003-2004
Hélio Consolaro*
*Hélio Consolaro, Rotary de Araçatuba – Cruzeiro do Sul.
![]() |
Zezinha e o Rotary Kid - da esquerda para a direita, ela é a primeira de pé, com um colar |
Minha amiga Zezinha (Maria José Nunes Fontoura) faleceu num dia triste, Dia de Finados (02/11/2013). Ela quis visitar os mortos na horizontal e ficar por lá. A vida é tênue, foi um triz e ficamos sem ela. Agora são apenas lembranças, saudades, uma foto.
Confesso que demorei em homenageá-la, fazendo-lhe um texto, porque fiquei sondando minha voz de dentro, descobrindo a Zezinha no meu passado, lembrando de seu olhar, de seu sorriso.
Zezinha não cresceu, ficou no diminutivo, sempre foi a carinhosa Zezinha. Os graus aumentativo e diminutivo estão mais afeitos à afetividade do que ao tamanho. Nossa amizade começou como colega de escola e terminamos como companheiros rotarianos.
Você acha que Zezinha ia faltar à entrega de cobertores, justamente ela que gostava tanto da filantropia... Ela veste roupa preta |
Na década de 60, ela trabalhava no antigo Serop (Serviço de Orientação Pedagógica) da Delegacia de Ensino Primário (havia duas delegacias), que funcionava no antigo Grupo Escolar Cristiano Olsen. Contrataram-me para rodar apostilas no mimeógrafo à tinta no porão da escola nas horas vagas, pois eu fazia isso na Divisão Regional Agrícola de Araçatuba (antiga DIRA). A vida era difícil, Consa fazia bicos.
Outra lembrança que tenho de Zezinha foi a sua viuvez. Perdeu o marido numa tragédia que abalou a cidade, na construção dos primeiros arranha-céus, o da rua Oscar Rodrigues Alves, em Araçatuba, ficando com três meninos, Joiro, Márcio e Gustavo, para criar. Ela foi guerreira, seguiu sua vida como arrimo de família. Bem mais tarde, perdeu o filho Márcio em acidente automobilístico.
Na EE Genésio de Assis, nos encontramos como professores na década de 80. Ela era uma professora da pedagogia moderna, sem ter consciência disso. Não se preocupava muito com o conteúdo, fazia muitas atividades, como professora de Estudos Sociais (Geografia e História). Gostava de excursionar com alunos. Levava-os para vários lugares, até o balneário Camboriú-SC, por exemplo, dando-lhes oportunidades de conhecer novos mundos.
Ela chegou até me convidar para ser rotariano, mas não estava preparado para o chamado naquela época, não lhe dei ouvidos. Só em 2007, escutei o convite do amigo Delcyr Jesus Camilo.
A última companheira que ela arrastou para o clube RCA Cruzeiro do Sul foi a Maria Zeí Biagioni, outra setuagenária, que não pôde participar do velório da amiga porque estava na Itália.
Nas reuniões do Rotary Club Araçatuba – Cruzeiro do Sul – há uma cadeira desocupada. Está faltando a coordenadora do Rotary Kid. Apesar de professora aposentada, continuava amando as crianças.
*Hélio Consolaro, Rotary de Araçatuba – Cruzeiro do Sul.