Quantcast
Channel: Rotary Club Araçatuba - Cruzeiro do Sul
Viewing all 155 articles
Browse latest View live

Nota de Falecimento - Manoel Vieira Filho

$
0
0
MISSA DE 7.º DIA: 09/10/2013, quarta-feira, na Igreja Santana as 20:00 horas
Sr. Manoel Vieira Filho recebendo o pin da então presidenta Mônica 
Com pesar, informamos o falecimento do companheiro honorário Manoel Vieira Filho (cozinheiro do Rotary de Araçatuba). O corpo está sendo velado no Memorial Laluce, na Rua Gandhi. O sepultamento será hoje, 03 de outubro de 2013, às 17h.


Rotary presente na ilha de Capri

$
0
0
O companheiro Hélio Consolaro, visitando a ilha de Capri, encontrou uma unidade de ação conjunta entre rotarianos da ilha e vicentinos e registrou em foto:



Capri é uma ilha italiana situada no golpo de Nápole (região da Campania), no mar Tirreno, a pouca distância do continente. A ilha possui uma área de 10,36 km quadrados e possui duas comunas (prefeituras): Capri e Anacapri.   

Comemoração do Dia das Crianças

$
0
0

No dia 14 de outubro de 2013, dois clubes se uniram para homenagear suas crianças: Cruzeiro do Sul e Oeste. Ambos se reúnem na segunda-feira, o primeiro às 18h30 e o segundo às 20h30. Assim, às 19h, houve uma grande na sede do Rotary da Avenida da Saudade. Contratataram um palhaço para divertir a meninada.

FOTOS DA FESTA



Festa das Nações do Rotary - 2013 - Araçatuba

$
0
0

Na noite de ontem (25 de outubro de 2013), deu-se início ao primeiro dia da Festa das Nações de Araçatuba-SP, que se prorroga até hoje (26 de outubro de 2013). O evento é promovido pelos noves clubes Rotary Club de Araçatuba, Casa da Amizade, Rotary Kid e Interact, como meio de ajudar entidades com trabalhos filantrópicos. A festa tem o apoio logístico da Prefeitura de Araçatuba, via Secretaria Municipal de Cultura.
No palco, houve apresentação de dança de vários países, mas o show principal foi garantido por Brunno Carvalho, músico de Araçatuba, contratado pelo Sesc para animar a 6.ª Festa das Nações
Cada clube se encarregou de preparar os práticos típicos de um país, ficado assim: italiana, japonesa, árabe, alemã, argentina, espanhola, americana, brasileira, portuguesa. Clubes: Oeste, Leste, Bandeirante, Araçatuba, Cruzeiro do Sul, Centenário, Cruzeiro do Sul, Noroeste, Cidade Amiga.
Prefeito Cido Sério discursando, tendo ao lado os intercambiários. Ele portava avental doado pelo RCA Cruzeiro do Sul 
Ontem houve abertura solene sob a coordenação de Francisco Flávio Machado (presidente do RCA Cruzeiro do Sul) com a presença do prefeito Cido Sério, dos secretários municipais: Cultura -Hélio Consolaro (rotariano); Governo - Valdevino Bittencourt; Saúde - José Carlos Teixeira (rotariano); Turismo - Antônio Carlos Ferreira. Todos os intercambiários, portando bandeira de seu país, cantaram no microfone trecho do hino de sua pátria.  
Secretários (Bittencourt e Hélio Consolaro), acompanhando o prefeito Cido Sério, passeiam pela festa
Hoje, a animação musical estará a cargo da banda Junto Misturado, samba rock, patrocinada pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba. Haverá também o resultado do concurso da menina que será declarada rainha do evento. 

Governador visita Araçatuba

$
0
0

O governador do distrito 4470 do Rotary Club, José Lotfi Corrêa e sua esposa Rita Campos Filles estarão em Araçatuba na próxima semana. A agenda do casal prevê encontros com os rotarianos dos 09 clubes  do município e visitas às entidades beneficentes que possuem parcerias com os clubes de Araçatuba.

Leda Geralde, governadora assistente de Araçatuba, informou que a vista é o cumprimento de um ritual de tradição no Rotary. "Essa visita serve para o governador ver de perto os trabalhos e os projetos de cada clube. É uma oportunidade de prestação de contas também. O governador tem mandato de um ano e ele visita todos os clubes nesse período de sua governadoria".

O distrito 4470 vai da fronteira com a Bolívia e Paraguai, passando por todo os Estado do Mato Grosso do Sul, pegando a região Noroeste de São Paulo, indo até Avanhandava.   

Em Araçatuba, o governador e sua esposa será declarado hóspede oficial pelo prefeito Aparecido Sério da Silva, quando visitará o prefeito em seu gabinete na terça-feira, 11h, 4 de novembro de 2013.

José Lotfi Corrê e sua esposa serão recepcionados na segunda-feira, 4 de novembro, no marco rotário da Avenida Brasília. Durante a semana, visitará Associação de Apoio aos Portadores de HIV/Aids (AVA), a Casa de Apoio São Francisco, que abriga pessoas com tratamento contra o câncer, o Lar São João, que trabalha com idosos em situação de risco pessoal e social.

Além de almoços e jantares com os integrantes dos clubes, o casal também deve inaugurar a Gibiteca da Biblioteca Comunitária Maria Hermínia T. Salibe, no dia 4/11/2013, às 15h. A biblioteca está instalada na base comunitária da Polícia Militar do conjunto habitacional Hilda Mandarino. O funcionamento da biblioteca tem orientação da Secretaria Municipal de Cultura.    

Na sexta-feira, às 20h30 será realizado um jantar festivo com todos os clubes na sede do Rotary, na avenida da Saudade, bem próximo à rotatória. 

Biblioteca comunitária do Hilda Mandarino ganha novo espaço de leitura

$
0
0

Escolas do bairro visitam a biblioteca
Secretaria da Cultura e Rotary são parceiras na administração do local

O mundo da literatura é fundamental e indispensável para a formação de cidadãos eruditos e comprometidos com o futuro de sua cidade. Pensando nisso, o Rotary de Araçatuba e a Prefeitura de Araçatuba, por meio da secretaria municipal de cultura, mantém no bairro periférico Hilda Mandarino a Biblioteca Comunitária “Maria Herminia T. Salibe”. A parceria vem dando bons resultados e agora avança para uma nova etapa.
Fachada da base comunitária da Polícia Militar onde se encontra a biblioteca
Instalada na Base da PM do bairro Hilda Mandarino, a biblioteca comunitária atende a população e alunos. Após a recente revitalização, a biblioteca passou a ter um numero considerável de visitações. A partir desta segunda-feira (04), a biblioteca ganha um novo espaço que será conhecido como “Gibiteca”. O espaço é administrado pela biblioteca municipal “Rubens do Amaral” que faz a vistoria do espaço constantemente.
Placa - identificação e parceria
Para secretario de cultura e também Rotariano Hélio Consolaro, a biblioteca comunitária é algo que conduz as pessoas ao estimulo literário. “Como professor de língua portuguesa, jornalista e escritor, sei o quão fundamental é o mundo da leitura. Esse projeto da biblioteca comunitária é um avanço para os moradores do bairro Hilda Mandarino.” Salientou o secretario rotariano.
Patronesse da biblioteca Maria Herminia T. Salibe
Com esse novo espaço que passa a ser chamado gibiteca, conta com mobiliário diferenciado e aconchegante, a fim de atrair mais visitantes ao local. Assim, os interessados poderão se acomodar em poofs e ler historias em quadrinhos, gibis e diversos outros livros interativos. 

Calendário rotário - visita do governador

$
0
0
Governador José Lofti Corrêa
Dia 03.11.2013
SEMINARIO FUNCAÇÃO ROTÁRIA E D.Q.S. em Birigui
                Peço a todos os companheiros que se possível compareçam , principalmente os companheiros que fazem parte das COMISSÕES deste seminário.
                COMISSÃO FUNDAÇÃO ROTARIA – LEDA, DORA , MARIA HELENA, NATAL , MARLI
                COMISSÃO D.Q.S. – SANDRA, DELCYR, CARLÃO, ZEZÉ BRIGATO

Dia 04.11.2013
09h30m -  NO MARCO ROTARIO DA AVENIDA BRASILIA, recepção do Governador

15h00m – Inauguração da GIBITECA na Biblioteca do Hilda Mandarino, conto com a presença da  maioria dos companheiros.

18h30m – Assembleia com o Governador em nosso Clube, espero que todos os companheiros estejam na reunião.

08.11.2013
20h00m – Festiva do Governador , na sede do Rotary, espero também,  que todos os companheiros estejam presentes, pois é uma forma de demonstrarmos ao Governador o quanto o Cruzeiro do Sul  é UNIDO em todos os momentos e no companheirismo.

Falecimento da companheira Zezinha

$
0
0


Faleceu hoje a companheira Maria José Fontoura, companheira do Rotary Club Cruzeiro do Sul. Ela professora, diretora de escola da rede estadual de ensino. Seu corpo estará sendo velando a partir das 16h na Capela Funerária Cardassi, na avenida da Saudade, próximo ao cemitério. Aos familiares, o sentimento de dor de todos os companheiros rotarianos.   

Gibiteca do bairro Hilda Mandarino é inaugurada

$
0
0
Inauguração contou com a presença do governador do Rotary Club Internacional, José Lotfi Corrêa
 Mesmo sob forte chuva, os membros do Rotary Club Cruzeiro do Sul, secretários e funcionários da Prefeitura de Araçatuba, inauguraram na tarde desta segunda-feira (04), a "Gibiteca" na base comunitária da PM no bairro Hilda Mandarino, anexa a já existente biblioteca comunitária "Maria Herminia T. Salibe". A data de inauguração coincide com dois momentos importantes, a visita do governador do Rotary Club Internacional José Lotf Corrêa a cidade de Araçatuba e a semana nacional do livro e biblioteca, que acontece de 04 a 08 de novembro.


O novo espaço é uma extensão da biblioteca que já ocupa espaço na base da PM e traz como diferencial, o foco nos livros infantojuvenis, gibis e literatura para jovens. Os alunos da Emeb Euza Euza Neuza foram convidados a participar da inauguração e assim se entreter com o novo espaço destinado a eles. Após a cerimônia de inauguração, os convidados e alunos conheceram o novo espaço da gibiteca.
 
José Lotfi Correa e sua esposa Rita, Flávio Francisco Machado e Leda Maria Geralde
A contadora de historias Flávia Wolffowitz, interpretou aos presentes o tradicional conto de fadas “Rapunzel”, dos irmãos alemães Jacob e Wilhelm, mundialmente conhecidos como Irmãos Grimm. Quem também entrou em cena foi o governador do Rotary, que fez uma “mágica” às crianças, deixando-as radiantes com tamanha simpatia, atenção e gracejo. Os convidados se deliciaram com um café, após o término das atividades.
 
Ao do governador eleito Sidnei Garcia, Hélio Consolaro discursa
Entre as autoridades que compareçam à inauguração, estiveram presentes o governador internacional do Rotary Clube internacional José Lotf Corrêa, o secretário de cultura Hélio Consolaro, o presidente do Rotary Club Cruzeiro do Sul Francisco Flávio Machado, Ignácio Mauro da Silva que é presidente do Rotary Kids na cidade, o tenente Kyuiti e o Sargento Fabrício da Polícia Militar. O prefeito Cido Sério não pôde comparecer ao evento, mas enviou como representante a secretária de Assistência Social Marta Dourado. Funcionários da secretaria de cultura, prefeitura municipal e rotarianos também compareceram à inauguração.
 
Marta Dourado discursa ao lado de Hélio Consolaro
O governador José Lotfi se dirigiu às crianças presentes de uma maneira afetuosa e marcante. Ele citou o filósofo Aristóteles num exemplo de importância do conhecimento literário e o quão ela é fundamental a todos. Em nome do prefeito Cido Sério, a secretaria de Assistência Social Marta Dourado exaltou os esforços da administração para que se construa gradativamente melhoras e renovações no setor de educação e cultura.

Em tom de agradecimento, o secretario de cultural e também rotariano Hélio Consolaro, falou da importância da parceria entre a Prefeitura de Araçatuba e o Rotary Club Cruzeiro do Sul. Ele também agradeceu a presença memorável do governador rotariano e fez elogios a sua passagem pela cidade. “Esse é um momento de festa. Um espaço comunitário como a gibiteca é fundamental no alicerçamento intelectual de toda uma gama da população que era esquecida, mas que na administração do prefeito Cido Sério ganhou o merecido reconhecimento”.

Serviço
A biblioteca comunitária instalada na Base Comunitária da PM do Hilda Mandarino fica aberta as terças e quintas-feiras. Das 8h as 12h e das 14h as 17h. A “Gibiteca” esta agregada ao espaço. 

Missa de 7.º dia da Zezinha

$
0
0
Nota publicada no jornal Folha da Região

Governador José Lotfi Corrêa visita prefeito Cido Sério

$
0
0
O governador do Distrito 4470, Rotary Internacional, José Lotfi Corrêa, do qual Araçatuba faz parte, visitou na terça-feira, 04/11/2013, o prefeito Cido Sério em seu gabinete. O governador esteve acompanhado de vários presidentes de clubes e de ex-governadores.

Zezinha, no diminutivo

$
0
0
Zezinha - presidenta do clube 2003-2004 
Zezinha e o Rotary Kid - da esquerda para a direita, ela é a primeira de pé, com um colar
 Hélio Consolaro*

Minha amiga Zezinha (Maria José Nunes Fontoura) faleceu num dia triste, Dia de Finados (02/11/2013). Ela quis visitar os mortos na horizontal e ficar por lá. A vida é tênue, foi um triz e ficamos sem ela. Agora são apenas lembranças, saudades, uma foto.

Confesso que demorei em homenageá-la, fazendo-lhe um texto, porque fiquei sondando minha voz de dentro, descobrindo a Zezinha no meu passado, lembrando de seu olhar, de seu sorriso.  

Zezinha não cresceu, ficou no diminutivo, sempre foi a carinhosa Zezinha. Os graus aumentativo e diminutivo estão mais afeitos à afetividade do que ao tamanho. Nossa amizade começou como colega de escola e terminamos como companheiros rotarianos.
 
Você acha que Zezinha ia faltar à entrega de cobertores, justamente ela que gostava tanto da filantropia... Ela veste roupa preta
Na década de 60, ela trabalhava no antigo Serop (Serviço de Orientação Pedagógica) da Delegacia de Ensino Primário (havia duas delegacias), que funcionava no antigo Grupo Escolar Cristiano Olsen. Contrataram-me para rodar apostilas no mimeógrafo à tinta no porão da escola nas horas vagas, pois eu fazia isso na Divisão Regional Agrícola de Araçatuba (antiga DIRA). A vida era difícil, Consa fazia bicos.

Outra lembrança que tenho de Zezinha foi a sua viuvez. Perdeu o marido numa tragédia que abalou a cidade, na construção dos primeiros arranha-céus, o da rua Oscar Rodrigues Alves, em Araçatuba, ficando com três meninos, Joiro, Márcio e Gustavo, para criar. Ela foi guerreira, seguiu sua vida como arrimo de família. Bem mais tarde, perdeu o filho Márcio em acidente automobilístico.  
  
Zezinho ajudando no bazar da pechincha, blusa escura 
Na EE Genésio de Assis, nos encontramos como professores na década de 80. Ela era uma professora da pedagogia moderna, sem ter consciência disso. Não se preocupava muito com o conteúdo, fazia muitas atividades, como professora de Estudos Sociais (Geografia e História). Gostava de excursionar com alunos. Levava-os para vários lugares, até o balneário Camboriú-SC, por exemplo, dando-lhes oportunidades de conhecer novos mundos.

Ela chegou até me convidar para ser rotariano, mas não estava preparado para o chamado naquela época, não lhe dei ouvidos. Só em 2007, escutei o convite do amigo Delcyr Jesus Camilo.

A última companheira que ela arrastou para o clube RCA Cruzeiro do Sul foi a Maria Zeí Biagioni, outra setuagenária, que não pôde participar do velório da amiga porque estava na Itália.  
 
Zezinha, eterna rotariana
Nas reuniões do Rotary Club Araçatuba – Cruzeiro do Sul – há uma cadeira desocupada. Está faltando a coordenadora do Rotary Kid. Apesar de professora aposentada, continuava amando as crianças.

*Hélio Consolaro, Rotary de Araçatuba – Cruzeiro do Sul.

História do Distrito 4470

$
0
0
O embrião do nosso atual Distrito foi o antigo Distrito 28, que teve início em 1924, ano em que foi fundado seu primeiro clube, o RC de São Paulo. A abrangência do D-28 ia de Santos até Cuiabá.

Dos clubes atuais, o mais antigo é o RC de Campo Grande, organizado em 15/12/1939 e admitido em 15/01/1940, tendo sido padrinho o RC de Bauru. A seguir, foi admitido o RC de Corumbá, em 29/01/1940. O clube mais antigo da área de São Paulo e o terceiro no Distrito, é o RC de Araçatuba, admitido em 19/06/1944, tendo como padrinho o RC de Lins.

O primeiro brasileiro a ascender a presidência do Rotary Internacional, em 1940/41, Companheiro Armando de Arruda Pereira, sai do Distrito 28, pois era sócio do RC de São Paulo.
O primeiro Governador do Distrito do nosso atual território foi o Companheiro Arnaldo Estevão de Figueiredo, do Rotary Club de Campo Grande, no ano rotário de 1944/45, ainda no velho D-28.

O distrito 28 foi posteriormente denominado 119 e mais tarde 122, quando se tornou binacional, com a admissão do RC de Ponta Porã Pedro Juan Caballero, 23/01/1951.

No ano rotário 1956/57, com o redistritamento, tornando-nos o D 451, que além do Estado de Mato Grosso e do Departamento de Amambay (Paraguai), incluía o sudoeste paulista desde Bauru, passando por Lins, Araçatuba, Andradina, Dracena, Presidente Prudente, Assis, Marília, etc. Em 1977, novo redistritamento, quando a área paulista foi reduzida ao que é ainda hoje, de Penápolis a Castilho, entre os rios Tietê e Aguapeí, da Rodovia Marechal Cândido Rondon e dos trilhos da Noroeste do Brasil. O Distrito passou a ser o 447 e seu primeiro Governador foi o companheiro Paulo Philbois Filho (77/78), de Corumbá-MS.

Nós continuamos sendo 447, passando depois para 4470, como permanecemos até hoje. O governador imediato, após a divisão, foi Alcides Teno Castilho (90/91), de Guararapes/SP.


Confraternizar um pouquinho mais

$
0
0

Todos reunidos
A confraternização e o companheirismo são lemas do Rotary, fazer uma festa de confraternização chega a ser um pleonasmo, redundância.
Cada companheiro recebeu cartão e mimo
Como todos os grupos têm o costume de fazer uma festiva de final de ano, assim os clubes do Rotary o fazem também. Momento de reflexão, avaliação, alegria, refeição. Até vale beber um pouquinho mais.
Árvore de Natal replete de presentes - amigo secreto
No dia 14 de dezembro de 2014, o Rotary Araçatuba - Cruzeiro do Sul - se reuniu na fazenda da companheira Leda Maria Cruz Geralde para agradecer a Deus pelo ano que está se findando e pedir bênçãos para o entrante, o 2014. 
Aparador com batidinha e frutas - Leda não se esqueceu de nada 
O casal Leda e Machado (indicado para ser governador 2016-17) esmeraram em tudo. Tratam os companheiros como se fossem de sua família.
Machado e Leda - casal anfitrião
Os presentes esperavam a hora de entrar em cena



Aparador do almoço - à espera da fila
Como Machado é um jogador de truco apaixonado - no final da festa o baralho dançou


Companheiro Tom, com sua aparelhagem, comandou o caraoquê
Bolos para os aniversariantes do mês 

Alessandra, autora destas fotos, companheira do Carlos Henrique Bueno Moraes (Carlão), mostrou como adora uvas
Mais fotos, no Facebook, página do Carlão. Clique aqui

Orientações de correção de postura

$
0
0
Visão panorâmica da reunião
Na reunião de 11/2/2014, do Rotary Araçatuba - Cruzeiro do Sul - foi convidada para palestra a fisioterapeuta Carmem Lúcia Adas, a convite da companheira Leda Maria Cruz Geralde. Ela explanou sobre a RPG (Reeducação de Postura Global), que é um um método fisioterapeutico revolucionário, nascido da obra O Campo Fechado, publicado por PH. Souchard em 1981, na França após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.

Ela respondeu a muitas perguntas dos companheiros e companheiras, curiosos por mais conhecimento.
O presidente Machado entrega certificado à palestrante Carmem Lúcia Adas e Leda Maria, um mimo como agradecimento 


Caminhada Rotary pela paz - sábado

$
0
0
Os Rotary Club de Araçatuba realizam a "1.ª Caminhada Pela Paz", será no sábado, 22 de fevereiro de 2014, com saída às 9h, defronte à sede do clube, na av. da Saudade, 964, próximo à rotatória da Pompeu de Toledo.

Você que participa, faz tudo pela paz, tem atitudes pacíficas ou admira o Rotary, venha fazer parte desse encontro, em comemoração ao Dia do Rotariano no nosso Município.

Percurso:
Saída: Sede do Rotary na Avenida da Saudade 964, às 9 (nove) horas, seguindo pela Av. Joaquim Pompeu de Toledo, entrando na Av. Brasília, Rua Luís Pereora Barreto, contornando a Praça Rui Barbosa, tomando a Rua Carlos Gomes rumo ao pequeno trecho da rua Regente Feijó e encerrando com uma concentração na Praça João Pessoa.
Na praça, a cantora Talita Rustichelli fará um show de 30 minutos com músicas cujo tema é a paz.

Adquira camisetas com antecedência pelo site de compras coletivas Caneca Verde, ao preço de R$ 22,00 (cinte e dois reais). Pode ser pago no cartão ou por boleto bancária. Entrega em domicílio.

QUE É ROTARY? 
"Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que presta serviços humanitários, fomenta um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajuda a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo"


Paz de espírito
Crônica do companheiro Hélio Consolaro

       A guerra não está apenas no mundo árabe. Se a ONU declarasse que não havia mais nações em conflito no mundo, assim mesmo a paz não seria total. Ela não é ausência de guerra, nem a eterna vigilância das tropas a garante.

     O Brasil não está em guerra, mas milhares de pessoas são assassinadas anualmente. Matam-se mais brasileiros que nos conflitos entre nações. Os crimes do último fim de semana umedeceram de sangue as folhas dos jornais. A nossa região contribui bem com a violência brasileira.

     Esta onda de brutalidades, como pai matar filho e vice-versa, não é gratuita. O passado do Noroeste Paulista é violento. Bugreiros dizimaram as tribos indígenas, e as terras foram conquistadas por meio da força.

     Muitas escrituras foram assinadas com a pena molhada em sangue. “Meios impuros resultam num fim impuro”, dizia Gandhi, o profeta da paz. A violência é uma árvore de vida secular que produz muitas sementes.

     Só chorar o passado seria cômodo. Vivemos aqui, o bastão da vida e da história nos foi passado, portanto temos também responsabilidades de construir o futuro, de passar um bastão mais suave a nossos descendentes.

     Construir o futuro não significa apenas conseguir boa profissão ou juntar bens, porque essas coisas são facilmente destruídas pela violência.

     Não basta dizer: “Não pratico a violência” ou “Sou contra a violência”. Urge converter-se à cultura da paz, agir pelo método da não-violência na família, no trabalho, na escola.

     Pessoas estressadas, sempre ameaçadas pelo desemprego ou pressionadas pelas dívidas não constroem a harmonia. Não haverá violência se houver paz de espírito.

     Cada pessoa deve ser o construtor da paz em seu ambiente. A omissão dos pacíficos alimenta a brutalidade dos violentos.
      




Discursos rotarianos

$
0
0

Companheiro João Luiz Polizeli organizou seus discursos feitos em reuniões do Rotary num livro denominado "Um pouco de mim e uma parte no Rotary". Ele promoveu uma noite de lançamento com jantar em seu clube, o Rotary Club de Araçatuba Oeste, no dia 13 de janeiro de 2014, com comparecimento massivo de companheiros.

O companheiro Delcyr Jesus Camilo, Rotary Club Araçatuba - Cruzeiro do Sul - fez uma resenha sobre o livro, que publicamos a seguir.

RESENHA 
Título da obra -  Um pouco de mim e uma parte no Rotary.
Autor    -   João Luiz Polizeli
Editora -  Editora Somos - publicado em Araçatuba, 1.ª edição, em 2013 - 178 páginas, R$ 25,00. Pedidos: joao@djseguros.com.br - 18 3622 8295  

Composição da obra -  Coletânea com os principais discursos do autor, na tribuna do Rotary Club de Araçatuba Oeste.

Resumo : O companheiro João Luiz, o autor, narra em 1.ª pessoa os fatos e acontecimentos, histórias de sua vida, desde sua infância até a vida adulta e os dias atuais. Ele nos surpreende com uma linguagem extremamente cheia de poesia, beleza e encantamento. 

Utiliza-se de figuras de linguagem, com metáforas, comparações, antíteses, além de alternâncias de estrutura de frases e orações.  Retrata a infância simples da roça, os primeiros ensinamentos, os natais em família, a escola, a primeira professora, depois a saudade que ficou, as lembranças, o primeiro emprego na cidade, o casamento, e o ingresso no Rotary.  

Suas palavras são de profunda beleza e encanto. Leva o leitor a absorver uma ótima leitura. É, sem dúvida, um livro para se ler sempre, pois trata-se de diversas poesias dentro de uma prosa. Há magia nas lembranças, alguns ensinamentos bíblicos, exemplos de vida, relata sentimentos de amor, carinho e compaixão,  exaltação de valores simples de boa conduta, o companheirismo e amizade no Rotary, o ideal de servir ao próximo,  e a figura da mãe e do pai são o esteio, o ponto de equilíbrio, o porto seguro,  a felicidade completa.
Delcyr Jesus Camilo - (professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ) - Rotary Club de Araçatuba Cruzeiro do Sul - desde 2003 -   presidente 2012/2013.  

Caminhada Rotary pela paz - Araçatuba

$
0
0
No sábado, 22 de fevereiro, depois de um chuvisqueiro, convocados pelo RCA Centenário, companheiros uniformizados (camiseta e boné) se reuniram defronte da sede do Rotary de Araçatuba, na av. da Saudade, 964, para sair em caminhada pela paz até a praça João Pessoa. Tudo foi bem organizado pelo presidente 201314, Ronaldo Rosa.

A caminha foi a forma encontrada para que o Rotary de Araçatuba comemorasse o seu aniversário (23 de fevereiro) e o Dia Municipal do Rotary, proposto pela Câmara Municipal de Araçatuba (pela vereadora Tieza) e sancionado pelo prefeito Cido Sério. 


O caminhão de som cedido pelo companheiro Alvimar de Castro (RCA Bandeirantes) conclamava as pessoas para a paz, com músicas e apoio dos guardas Secretaria municipal de Mobilidade Urbana. 
Companheiros e companheiras com apito seguiam o caminhão pela av. Pompeu de Toledo
O prefeito Cido Sério, assim que a caminhada passou defronte à prefeitura, aderiu à caminhada, ao lado do secretário municipal de Cultura, Hélio Consolaro, do RCA Cruzeiro do Sul.  
Ao chegar à praça João Pessoa,  os rotarianos encontraram no palco a cantora Talita Rustichelli que deu um show de meia hora aos presentes. Lá se encontrava também a vereadora Tieza.  



Apoiadores:
Vidraçaria Real
Prefeitura de Araçatuba
O Liberal - jornal
Rádio Clube 96,3
Cris - Empório Gourmet
Kanda - Sistema de prótese
UniSalesiano
Araguá - água
Caneca Verde - site de vendas
Aquárius - som e luz
Arte Malharia

A dor da ausência

$
0
0
Sílvio, Júlia e Mônica
Nem sempre as orações são ouvidas porque somos pequenos pra entender os desígnios de Deus. Nem sempre nossos pedidos estão de acordo com a vontade divina.

Na última reunião do RCA – Cruzeiro do Sul – oramos pela saúde de Sílvio Sacutti, esposo da companheira Mônica Haddad Sacutti. Cantamos até parabéns por seu aniversário. Na sexta-feira, 21-02-2014, ele faleceu.

Quando Mônica foi presidenta do clube, Sílvio era chamado carinhosamente de “primeiro damo”, porque sempre esteve do lado dela.


Todos estamos sofrendo a dor da ausência juntamente com a família, mas felizmente o exemplo dele o torna imortal em nossas lembranças.


DEPOIMENTO DA FILHA JÚLIA HADDAD 

SACUTTI NA PÁGINA DO FACEBOOK:


Você sempre me deixava feliz , sempre esteve do meu lado. Agora você agora está em um lugar melhor, agora você não está mais sofrendo , mas gostaria que você estivesse comigo agora, fique tranquilo eu e o Dani iremos cuidar da mamãe com muito amor e compreensão. Você foi tão especial pra mim, você fez coisas por mim , você se importava comigo , me levava onde eu gostava de ir , teve coisas que não tivemos tempo de fazer. Lembro de tudo que a gente fez junto , mas eu queria passar mais tempo com vc , pra dizer o quanto eu te amo, pai e mãe deviam ser eternos , mas a vida não é assim , espero que você esteja bem , o senhor foi uma pessoa muito querida por todos , principalmente por mim. Eu amava o tempo que a gente passava junto, às vezes eu não demonstrava o meu amor por você, mas pode ter certeza eu te amo e sempre amarei você. Não tenho palavras pra dizer o quanto foi difícil pra mim. Não me conformo disso ter acontecido, quando penso que isso aconteceu é difícil acreditar. Só quero que você saiba que eu TE AMO e que vc sempre estará comigo. Te amo Pai.

Companheiros desfilam em escola de samba - Araçatuba

$
0
0
Em Araçatuba, a classe média está se encontra nas escolas de samba. Há muita gente graduada ocupando fantasias nas escolas Unidos da Zona Leste e Sonho e Fantasia. Veja aí a nossa companheira Maria José Brigatto, professora, com seu esposo Dr. Lúcio Antônio Brigatto, dentista     

Maria José Brigatto posando diante do brasão da escola
(o erro de português foi consertado no segundo dia de desfile)
Maria José Brigatto no sambódromo

Lúcio Antônio Brigatto, esposo de Maria José, também entrou na folia 

Viewing all 155 articles
Browse latest View live